Empresário mineiro, Américo René Giannetti nasce em 1896. Ocupa o cargo de Secretário de Agricultura no governo de Milton Campos ( 1947-1951), época em que desempenha papel importante no processo de transformação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária - ESAV em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais - UREMG, concretizado por meio da Lei nº 272, de 13.11.1948.
Ainda como Secretário de Agricultura atendeu de pronto à necessidade da UREMG, de construção de 40 casas para professores, na expectativa da vinda de professores norte-americanos e suas famílias, no início da década de 50, para o Projeto Purdue-UREMG, uma vez que Viçosa não dispunha de residências com perfil de acomodação exigido pelo Projeto.
O conjunto residencial de professores, localizado na entrada esquerda do campus da UFV, que funcionou até o final da década de 90, foi batizado com o nome de Vila Giannetti, em homenagem a seu benfeitor.
Com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o governo Vargas incentiva o empresário Giannetti a produzir alumínio, que até então era totalmente importado. Lutando com enormes dificuldades, Giannetti consegue superar os inúmeros obstáculos, agravados pela guerra, fazendo a primeira corrida do metal em Saramenha, no dia 25 de março de 1945. Em 1950, a empresa é comprada pelo grupo canadense ALCAN.
Falece, em Belo Horizonte, em 1954.
A Universidade Federal no Seculo XX. 2006
Edson Potsch Magalhães
|
|