Cassiano Gomes de Araújo, nasceu em Mariana, não conhecendo os pais, foi adotado por um padre e professor, passou sua infância no Seminário Menor de Mariana. Convidado pelo Dr. Januário Carneiro (Doutor Fecas), foi levado para o Colégio Mineiro, de Ouro Preto, e daí para o Ginásio São Jose, de Ubá, em 1903.
Em 1927, ingressa na ESAV, onde trabalha até se aposentar em 1960, após trinta e dois anos de serviços prestados. Segundo os mais antigos servidores, ninguém o excedeu em dedicação, lealdade e modéstia. Sabia de tudo, conhecia a todos e comportava-se com reserva quase sagrada.
Foi leal a todas as administrações, conquistou a simpatia de dirigentes, professores, servidores e alunos. Foi, realmente, querido de todos que o conheceram, sobretudo nas épocas mais difíceis da vida da velha ESAV, e mesmo ninguém nas fases agitadas da UREMG.
Tem-se dito que um plêiade de servidores ficará indelével na paisagem da UFV. E Cassiano, o boníssimo e leal Cassiano, que nasceu na humildade viveu até o fim, será sempre um marco perene de exemplo, de dedicação e lealdade.
Cassiano, que muitos chamavam o São Pedro da ESAV, porque guardava todas as chaves do Edifício Principal, permanecerá vivo na memória de todos que o conheceram e testemunharam seu trabalho, sua dedicação sem limites e sua lealdade exemplar, falece em Viçosa, em fevereiro de 1969.
Informativo UREMG. Fevereiro.1969
|
|