Personagens
 

Chotaro Shimoya

Chotaro Shimoya nasce em Tóquio, Japão, em 22 de janeiro de 1912. Seus pais imigram para o Brasil em 1918, fixando residência no interior do Estado de São Paulo, onde, mais tarde, ele se naturaliza brasileiro.

A conselho de seu amigo Clemente Evans Hubbard, ministro metodista, muda-se para Viçosa, onde ingressa no curso de Agronomia da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). Como estudante, auxilia o professor Edgard de Alencar – de quem se tornou um dos colaboradores – em seus trabalhos de Citologia Vegetal. Ao se formar, em 1939, inicia sua carreira de professor de Botânica.

Chotaro Shimoya, que figura na Enciclopédia Delta-Larousse (“SHIMOYA, C. Famoso citologista brasileiro...”), foi aprovado, em 1958 (ano em que se doutora em Botânica Geral e Sistemática), no concurso de títulos e provas, para a cadeira de Botânica Geral e Sistemática da ESAV, com a tese “Evolução Morfológica dos Condriossomas, durante a Microsporogênese de Cytinus hipocistis L.”.

É autor de 41 trabalhos científicos (livros, apostilas, artigos etc), dentre eles, o livro: “Curso de Botânica”, editado pela Imprensa Universitária da Universidade Federal de Viçosa, e lançado em 1977. Leciona Botânica, Desenho, Botânica Geral e Sistemática, para cursos de graduação, Técnicas Citológicas, Anatomia das Plantas Cultivadas, Anatomia Vegetal, para cursos de pós-graduação, sendo, alem de orientar estudantes pós-graduados.

Em seu currículo. Consta o Certificado de Estágio de Pesquisas Citológicas da Flora Mediterrânea, conferido pelo Instituto Botânico da Faculdade de Ciências da Universidade de Montpellier, França; e homenagem recebida da Sociedade Mineira de Engenheiros-Agrônomos, por serviços prestados ao País.

Exerce, ao longo de 36 anos, as funções de professor auxiliar, professor contratado professor adjunto e catedrático da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais e o de professor titular da Universidade Federal de Viçosa. Deixa importantes contribuições para a ciência biológica.

Durante vários anos, serviu à juventude viçosense, ministrando aulas no Colégio de Viçosa. Sempre atento aos problemas do município, onde cria seus filhos, destaca-se, com sua simpatia e simplicidade, em todos os setores da vida social.

Por ocasião do aniversário da cidade de Viçosa, em 1975, recebe homenagens da Câmara Municipal, da Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), da Campanha Nacional de Alimentação Escolar (CNAE) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFV). Durante a Sessão Solene da Câmara Municipal, é agraciado com título de “Personalidade de Destaque”.

 

UFV Informa, 29.12.1977