Personagens
 
Francisco Megale

Francisco Megale, nascido em Viçosa, forma-se em Medicina Veterinária em 1939, na então Escola Superior de Agricultura e Veterinária (E­SAV). Especialista em patologia clí­nica médica de animais domésti­cos, cumpre uma trajetória invejável, no Brasil e no exterior, sendo considerado uma das maiores autoridades em sua área de especialização: Re­produção Animal.

Em 1955, obtém, na Univer­sidade de Cornell, o título de Magis­ter of Science, defendendo a te­se Peritoneoscopia em Vacas. Conclui , também, o curso de Medicina Veterinária e Patolo­gia Animal, ministrado pela Uni­versidade do Estado de Michigan, para estudantes pós-graduandos, em 1948 e 1949.

Após a graduação, o professor Megale trabalha como veterinário do Centro Agropecuário da Secretaria da Agricultura, na Fazenda-Escola de Florestal. A partir daí, atua como chefe do Serviço Veteriná­rio do Clube Hípico de Belo Ho­rizonte, responsável técnico do Instituto Mineiro de Aftosa, dire­tor do Departamento de Coorde­nação Zoossanitária da Sociedade Brasileira de Medicina Veteriná­ria, pesquisador do Instituto de

Pesquisas Veterinárias da Escola de Veterinária da UFMG, colabo­rador no Programa de Pesquisas sobre Fisiologia da Reprodução, da Universidade Estadual de Wa­shington, nos EUA, e asses­sor/coordenador-geral da re­estruturação da Faculdade Nacional de Medicina Veterinária José Benjamin Burela, de Santa Cruz de la Sierra , na Bolívia, além de outras atividades.

Como docente, atua na Fa­zenda-Escola de Florestal, na Es­cola de Especialização Veterinária da Secretaria da Agricultura de Minas, na Escola Superior de Ve­terinária do Estado de Minas Ge­rais, na Escola de Veterinária da UFMG, na Universidade de Cornell (EUA), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e no De­partamento de Veterinária da UFV, onde se aposenta, em xxxx.

Ministra cerca de três deze­nas de cursos de nível médio e cerca de 20 no nível de aperfei­çoamento e especialização, em di­ferentes instituicões das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia. Foi orientador de vários estudantes de mestrado e doutorado na UFMG e na UFV.

Sua experiência e seus conhe­cimentos foram repassados a va­riado público em conferências, palestras e apresentação de traba­lhos em instituições de ensino, congressos, simpósios e seminá­rios, no Brasil e no exterior.

Foi membro de diversas enti­dades científicas e de classe, como a Sociedade Mineira de Medicina Veterinária, Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Asso­ciação Latino-Americana de Pro­dução Animal e membro Ad per­petuum do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.

Em 1981, retorna à UFV como professor titular do Departamento de Veterinária, onde trabalha até se aposentar, em 12 de dezembro de 1990.

Publica perto de uma cente­na de trabalhos, como autor ou co-autor e em colaboração, dos quais alguns no exterior.

Falece, em Belo Horizonte , em 15 de julho de 1992, aos 78 anos de idade.

UFV Informa, 22.7.1992