Guilherme Emerich, natural da Alemanha, desde seu ingresso na ESAV, em março de 1930, assume a Chefia do Departamento de Química Agrícola, que tinha por finalidade ministrar os seguintes cursos: Bioquímica, Química Vegetal e Tecnologia. A cadeira de Bioquímica era destinada aos alunos de Veterinária e aos alunos dos dois últimos períodos de Agronomia.
A Química Vegetal constitui uma parte da Química Agrícola clássica, na divisão mais moderna, considerando Solos e Adubos cadeira à parte. Já a Tecnologia compreende a Química Tecnológica Orgânica de interesse para a Agricultura. Fabricação de açúcar e álcool, óleos, amidonaria e feculiària, vinhos e conserva de alimentos. Todos os cursos tratam de questões da lavoura, visando pôr o aluno em contato direto com os problemas da vida prática.
O Departamento, na época, contava com três laboratórios, atendendo às necessidades da Escola, cooperando com os demais departamentos no que diz respeito à Química e cuidando ainda, de outros assuntos de interesse, como fazia com o estudo de óleos antileprosos.
Em 9 de julho de 1939, deixa a ESAV.
Álbum dos Formandos de 1939,
ESAV. Viçosa |
|