Personagens
 

Henrique Floriano Galante Sauer

Natural da cidade do Rio de Janeiro, Henrique Sauer forma-se na primeira turma de Agronomia da ESAV, em 1931. Recém-formado, é indicado pelo professor Peter Henry Rolfs, diretor da Escola, para cuidar dos problemas fitossanitários dos pomares cítricos da Cia. Brasileira de Frutas no litoral paulista. Em Minas Gerais , dirige o Serviço de Combate à Broca do Café. Retorna à ESAV, onde leciona a Cátedra de Entomologia. No Espírito Santo, organiza e dirige o Serviço de Defesa Sanitária Vegetal, como diretor do Fomento Agrícola e diretor-geral da Agricultura.

Ingressa no Instituto Biológico de São Paulo, como assistente de seu ex-professor da ESAV Edson Jorge Hambleton, a quem logo sucede na direção das pesquisas sobre pragas do algodão. Ocupa também a direção do Instituto Agronômico de Campinas.

O engenheiro-agrônomo Henrique Sauer tem seu nome definitivamente ligado à história da produção algodoeira de São Paulo, pelo empenho com êxito em campanhas de ensinamentos sobre o controle de pragas.

Ainda organiza, no Paraná, o Departamento de Cotonicultura da Associação da Indústria de Extração de Fibras Vegetais e do Descaroçamento do Algodão – Indusfibra.

Já aposentado, dirige o Departamento de Fomento Agrícola da Anderson Clayton & Co. S/A.

Registre-se que, em mais de uma oportunidade, prestou colaboração aos serviços especializados dos governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

UFV Informa, 17.12.1981