Nasce em Lima Duarte, Minas Gerais, em 16.11.1917, conclui o curso de agronomia em 1943, na Escola Superior de Agricultura, em Viçosa, Minas Gerais. Após sua formatura é nomeado agrônomo interino do Ministério da Agricultura – MA, para o desempenho de funções técnicas na Fazenda Experimental de Criação, em Uberaba. Nessa fazenda, trabalha 11 meses como auxiliar imediato e substituto eventual do encarregado.
Em março de 1945, a despeito de já ter assegurado, por concurso de provas, sua estabilidade no MA, aceita o convite da Escola Superior de Agricultura de Viçosa para o exercício das funções de docente no Departamento de Zootecnia na área de nutrição animal, que marca o início de suas atividades de professor e pesquisador, onde trabalha ininterruptamente até se aposentar em 12.12.1990, na atual Universidade Federal de Viçosa.
Fora do âmbito da Escola Superior de Agricultura, colabora com o Colégio de Viçosa, de 1947 a 1950, lecionando química orgânica para o 2° ciclo do curso secundário, e com a Escola Superior de Ciências Domésticas, tomando a responsabilidade do ensino de avicultura para o curso de Administração do Lar, durante os anos de 1952 e 1954 a 1957.
Em 1951 é agraciado pelo Instituto Internacional de Educação com uma bolsa para estudos de pós-graduação nos Estados Unidos. Durante o período de setembro de 1951 a setembro de 1952, esteve na Universidade de Oklahoma, onde obtém o grau de "Master of Science" em Nutrição de Aves, sob a orientação do professor Holin Thayer.
De volta dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que retoma as atividades de magistério, dá início a vários trabalhos de pesquisas em alimentação de aves.
Em 1958 obteve o título de Doutor em Nutrição Animal e no mesmo ano submeteu-se a concurso de provas e títulos para o provimento da cadeira de Nutrição Animal,. da Escola Superior de Agricultura.
Durante o tempo em que trabalha na Instituição, exerceu importantes cargos e funções, dentre os quais os de chefe da Seção de Avicultura da Escola Superior de Agricultura (1945 a 1951 e 1952 a 1964); co-Diretor Brasileiro do Convênio Purdue/UREMG (1966 a 1969); membro do Conselho Universitário da UREMG, durante três anos; membro do Conselho de Pós-Graduação da UFV por quatro anos; membro da Comissão Nacional de Avicultura; diretor do Instituto de Zootecnia da UFV; membro do Conselho Universitário da UFV; chefe do Departamento de Zootecnia da UFV; membro da Comissão Permanente da Carreira Docente da UFV, por 11 anos; vice Diretor da Escola Superior de Agricultura da UFV por três anos; membro do Conselho Técnico Administrativo da CAPES; e diretor do Centro de Ciências Agrárias.
Em suas atividades acadêmicas, ministra as seguintes disciplinas na Graduação: Avicultura e Nutrição, e, posteriormente Alimentos e Alimentação e Introdução à Zootecnia; e na Pós-graduação: Avicultura e Nutrição Animal; é orientador da pós-graduação de aproximadamente 40 alunos; membro de inúmeras bancas de tese de mestrado e doutorado; coordenador de vários cursos de extensão.
Professor Joaquim Campos, empenha-se na Implantação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre alimentação de bovinos no Pantanal do Mato Grosso no período de 1970 a 1974, projeto que deu origem à unidade da EMBRAPA, em Corumbá-MT; elaboração de uma Tabela de Composição de Alimentos; criação das instalações adequadas à para aves; construção de abatedouros de frango na universidade, além de um frigorífico, construções que mudaram significativamente os costume e economia da região não habituada na produção e consumo de frangos abatidos e congelados.
Esses incentivos renderam frutos, como a instalação da empresa Pif-Paf e a intensificação da produção de aves na região; publica mais de 40 trabalhos em revistas nacionais e internacionais.
Fonte: Arquivos do Departamento de Zootecnia
Maio de 2008 |