Professor Paulo Mário del Giudice nasce em Viçosa, em 25 de janeiro de 1920, Forma-se engenheiro-agrônomo em 1946, pela ESAV, obtendo, posteriormente, o grau de “Magister of Science” em Engenharia Agrícola, pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, em 1959.
Ingressa na Instituicao, como professor interino, em 1955, tendo sido promovido, mediante concursos, a professor assistente, em 1956; professor adjunto, em 1960; professor titular, em 1976, do Departamento de Engenharia Agrícola, onde idealiza a criação do Centro Nacional de Treinamento em Armazenamento (Centreinar), construído mediante convênio com a Cibrazem.
Ocupa vários cargos, entre eles os de presidente dos Conselhos de Pesquisa e de Pós-Graduação, vice-reitor da UFV, durante o período de 1974/1978 e reitor, por ato do então presidente da República, com mandato de quatro anos. Sua posse foi em 8 de março de 1978.
Em sua profícua administração, o reitor Paulo Mário del Giúdice, além de dar continuidade aos planos de expansão da UFV, teve grande preocupação com o ensino de 1º e 2º grau, visando à formação integral do adolescente e facilitando seu ingresso na Universidade. Também promoveu a criação do Agros – Instituto UFV de Seguridade Social e da Funarbe – Fundação Arthur Bernardes.
Na vida profissional, logo após sua formatura, atua como fitólogo da Divisão de Genética e Experimentação, no Rio de Janeiro, em 1947, quando ocupa diversos cargos na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. Em 1966, é responsável pela organização e execução do primeiro Curso Intensivo sobre Secagem e Armazenamento de Grãos e Fábricas de Ração, em nível de pós-graduação, e, em 1969 e 1972/73, por outros cursos, na área, para técnicos do Instituto Brasileiro do Café e do Banco do Brasil, respectivamente.
Publica diversos trabalhos científicos e, em 1968, o livro “Curso Intensivo de Armazenamento de Grãos”. Em forma preliminar, publica, com outros autores, mais quatro livros. Orienta e é conselheiro de vários estudantes de pós-graduação. Participa de órgãos colegiados da UFV, bem como ministra aulas em diversas Semanas do Fazendeiro e em cursos do Centro de Ensino de Extensão. Membro do Conselho Nacional de Pós-Graduação; presta assessoria científica e técnica a entidades públicas e privadas, tais como a Cibrazem, Banco do Brasil, Epamig, Centreinar, além de ser executor de convênios entre a UFV e outras instituições. Membro da Comissão Editorial das revistas “Ceres” e “ Experientiae”, da Universidade Federal de Viçosa. Participa de dezenas de congressos científicos, nacionais e internacionais, e de seminários.
Realiza numerosos trabalhos de pesquisa, palestras e trabalhos técnicos, além de estágio, em 1953, no Instituto Biológico de São Paulo, e, em 1967, curso intensivo de atualização em “Agricultural Educations”, na Universidade de Purdue/Programa da Agência de Desenvolvimento Internacional, tendo sido homenageado pela Universidade de Purdue, pelos serviços relevantes na área da Engenharia Agrícola.
Membro de várias entidades profissionais, é agraciado, em 1980, com o título de Cidadão Benemérito de Viçosa, pela Câmara Municipal, e, em 1981, de Cidadão Florestalense, pela Câmara Municipal de Florestal.
Como professor, era muito estimado pelos colegas e admirado por seus alunos, tendo recebido homenagens, em vários anos, dos formandos da UFV.
UFV Informa, 26.11.1981 |
|