Nasce na Alemanha (Berlim) em 1912. Forma-se, em 1935, em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), em Viçosa, MG (hoje Universidade Federal de Viçosa).
O jovem agrônomo tinha o firme propósito de fazer doutorado na Alemanha, onde já estava, porém é prejudicado pelo início da 2ª Guerra, Walter Brune é convocado para o exército, mesmo não tendo a menor simpatia pelo nazismo, nem ele nem os demais membros da família.
Com todos os percalços, obtém o título de Doctor Rerum Naturae, 1946, Universite Gottingen. Após o término da Guerra, em 1947, já com o doutorado completado, retorna para o Brasil, em agosto de 1948, ingressa na ESAV, na qual se torna-se professor assistente (1948-56) e, depois, Professor Catedrático e Titular de Bioquímica, de 1956 a 1990.
Na UFV ocupa várias funções, como a de primeiro Diretor do Instituto de Biologia e Química, Diretor da Escola de Pós-graduação e Chefe do Departamento de Química.
Nos anos 60, é bolsista da Fundação Fullbright, estagiando na Califórnia, EUA. Faz viagens internacionais de curta e média duração a Nova Zelândia, Porto Rico, África do Sul e Alemanha, conduzindo pesquisas científicas.
Hans Bruno Walter Brune, conhecido como Walter Brune, o teimoso sobrevivente da guerra, aposenta-se pela UFV em 3 de outubro de 1981. Falece aos 92 anos, em Viçosa, no dia 4 de fevereiro de 2004.
Elben M. Lenz César
Extraído do texto: Walter Brune -
O teimoso sobrevivente da Segunda Guerra
|
|