A pedido do diretor Bello Lisboa, Peter Rolfs traz dos Estados Unidos três professores americanos para a Escola, Albert Oliver Rhoad, para a Zootecnia, Edson Jorge Hambleton, para a Entomologia e Albert Stanley Müller, para a Fitopatologia. Cada um contribui significavamente para o desenvolvimento dos respectivos departamentos. Dentre os três, destaca-se o último, que permanece, durante sete anos, servindo por várias vezes, como diretor interino, a Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV.
Muller, graduado e mestre pela Universidade de Cornell, trabalhara, por três anos, em Porto Rico, onde aprende o espanhol, o que facilita sua vinda para o Brasil.
Müller graduado e mestre pela Universidade de Cornell, trabalhara, com doenças de café, em Porto Rico, onde, aprende o espanhol, o que facilita sua vinda para o Brasil.
O professor Müller chega a Viçosa em agosto de 1929, para lecionar e chefiar o Departamento de Fitopatologia, onde conduz pesquisas sobre doenças de plantas na região e em outras partes de Minas Gerais. Permanece na Instituição até abril de 1937, deixando numerosos amigos, admiradores de suas qualidades de docente e de sua alegre figura humana.
Em 1981, visita a Universidade federal de Viçosa, sendo homenageado pela Associação dos Ex-Alunos, por ocasião das comemorações do cinqüentenário da primeira turma de engenheiros-agrônomos formados na ESAV.
Falece em Gainsville, Flórida (EUA), aos 81 anos de idade.
UFV Informa, maio. 1982 |
|