Especialista em Economia Doméstica, nascida em Montevallo, Missouri, EUA, vem, em 1952, para Viçosa, onde se criara a primeira Escola Superior de Ciências Doméstica do Brasil. Sua vinda é possibilitada pelo convênio UREMG-Purdue (Universidade Rural do Estado de Minas Gerais-Universidade Purdue, Lafaiete, Indiana, EUA).
Tendo chegado ao Brasil em 7.2.52, sem perda de tempo, inicia seus trabalhos, organizando, para funcionar a partir de 1º.8.52, o Curso de Economia Doméstica na ESCD, uma das quatro Unidades da Universidade, criada por lei estadual, em 13.11.48.
Com sua ajuda operosa e dedicada, pôde a ESCD, em março de 1954, fazer funcionar o primeiro Curso Superior de Ciências Domésticas do Brasil. Designada professora da ESCD e membro da Congregação,
leciona as seguintes disciplinas: Decoração do Lar, Nutrição, Ciências Físicas e Naturais, Preparo de Alimentos e Metodologia. Em 2.12.55, é designada Chefe do Departamento de Nutrição da Unidade.
Sua atuação se faz sentir de modo benéfico para a Escola, a que ajudou a dar estrutura durável e apropriada às condições do meio em que a Economia Doméstica era ainda novidade e recebida, às vezes, com desconfiança.
De grande capacidade de trabalho, a professora Anita Dickson enfrenta a escassez de recursos e a necessidade de improvisar diante das exigências do momento. De gênio brando, sua tranqüilidade concorre, notavelmente, para que haja ambiente sereno e agradável para a conveniência.
Sua variada capacidade de trabalho possibilita-lhe entrar, também, no campo dos auxílios financeiros para a ESCD, devendo-se realçar a vultosa doação da Fundação Rockefeller, em numerosos equipamentos.
Regressa aos EUA, em agosto de 1956, onde conclui, na Universidade de Indiana, o seu doutoramento, com tema e dados sobre Brasil.
Por insistentes convites da UREMG e da ESCD, volta ao Brasil, em 1962, nas comemorações do 1º Decênio da Escola Superior de Ciências Domésticas, sendo alvo de carinhosas homenagens, à altura do seu merecimento. Esteve novamente em Viçosa, em viagem de trabalho e estudos, permanecendo aí de julho de 1964 a junho de 1965, na UREMG.
Fonte: Oikos 3(2): 78-80, 1984
|
|