Personagens
 
Antônio Gonçalves de Oliveira

Agrimensor, agrônomo, bacharel em Direito, Antônio Gonçalves de Oliveira, veio para Viçosa, a convite do professor Alberto Pacheco, para lecionar várias disciplinas no Ginásio de Viçosa. Depois, convidado pelo professor John Benjamin Griffing, Diretor da então Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, leciona Português e Matemática no Departamento de Economia Rural, época em que também se torna único revisor de Português, durante anos, na Imprensa Universitária, da UREMG.

Trabalha na Instituição de 1º de julho de 1939 a 3 de janeiro de 1983. Já aposentado e residindo em Belo Horizonte , retorna à UFV, onde presta serviços relevantes de revisão, na Imprensa Universitária, e, também, no Escritório de Representação da Reitoria em Belo Horizonte.

Dentre suas muitas funções, é reconhecido como professor de altos méritos, matemático, latinista, historiador, senhor de formas clássicas de nossa Língua, sócio fundador da Academia de Letras de Viçosa. Como literato, encerra sua existência, juntando pedaços de si em obras publicadas em livros e na imprensa de Viçosa e de Minas Gerais. “Querida Viçosa, continue sempre verdejante, cultivando as suas hortas, jardins, árvores frutíferas e parques viridentes, ...”

UFV Informa, 22.10.1987