Personagens
 

Edson Potsch Magalhães

O professor Edson Potsch Magalhães nasce em Paula Cândido, MG, aos 24 de janeiro de 1914, filho do farmacêutico Antônio Apolinário de Magalhães e de Maria Francisca Potsch Magalhães. Faz seus estudos primários em sua terra natal. De 1925 a 1926, cursa o seminário de Mariana e, em 1927, o Ginásio São José, em Ubá.

Em dezembro de 1934 recebe o diploma de Técnico Agrícola e, em dezembro de 1938, o de engenheiro-agrônomo, pela antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). Em 1935, faz parte da primeira Diretoria do Centro de Estudantes da ESAV.

Inicia sua carreira de professor nessa Instituição em agosto de 1939, tendo conquistado, por concurso público de títulos e provas, a cátedra de Economia Rural, em novembro de 1953. Recebe, na época, o diploma de doutor em Economia Rural, tendo sido o primeiro catedrático da ex-UREMG.

De 1944 a 1945, freqüenta o Iowa State College, hoje Iowa State University, em Ames, Iowa, Estados Unidos, onde obtém  o grau de Magister Scientiae em Economia Rural.

Recebe, em 9 de maio de 1973, conferido pela Universidade de Purdue, em West Lafayette, Indiana, Estados Unidos, o título de Doutor Honoris Causa, honraria que, pela primeira vez, em toda a sua história, era concedida a um latino-americano.

É membro de várias associações científicas e profissionais: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Sociedade Mineira de Engenheiros-Agrônomos (SMEA); International Association of Agricultural Economists (IAAE) e Sócio Benemérito da Sociedade Brasileira de Economistas Rurais (SOBER), da qual é membro fundador. A SOBER confere, anualmente, à melhor tese de doutorado no campo da Economia Rural, defendida no Brasil,  o Prêmio Edson Potsch Magalhães.

Participa de numerosos congressos, seminários, encontros, simpósios e conferências nacionais e internacionais e preside a 2a  Semana de Economia Rural do Brasil, realizada em Viçosa, em julho de 1952, e o 2o Seminário Latino-Americano sobre Comercialização dos Produtos Agropecuários, realizado no Rio de Janeiro, em 1962. Visita e profere palestras em países espalhados nos cinco continentes, sempre em missões oficiais.

De sua experiência profissional, as seguintes atividades podem ser elencadas: Chefe do Departamento de Economia Rural da Escola Superior de Agricultura da UREMG; Prefeito Municipal de Ervália, MG; Diretor do Colégio de Viçosa; Fundador e 1o Diretor do Instituto de Economia Rural da UREMG; Organizador do Sítio-Laboratório de Economia Rural da UREMG; 1o Diretor da Escola de Pós-Graduação da UREMG; Vice-Reitor da UREMG; Reitor da UREMG, por dois mandatos consecutivos (1964-69), e promotor da sua federalização, transformando-a em Universidade Federal de Viçosa; 1o Reitor da UFV (1969-71); Secretário de Estado da Agricultura do Estado de Minas Gerais; Membro do Conselho de Cultura do Estado de Minas Gerais e Presidente da sua Câmara de Ciências; Presidente do Instituto Estadual de Florestas; Presidente da Câmara de Agronomia e Vice-Presidente do CREA – 4a Região; Assessor Especial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Diretor de Pós-Graduação da Universidade Católica de Minas Gerais; Assessor Especial da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG); Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (CONECIT, MG); Membro Titular do antigo Conselho Diretor da Universidade Federal de Viçosa; e Delegado Representante da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais na Confederação da Agricultura  e Pecuária do Brasil (CNA).

Além de vários trabalhos publicados, paraninfa diversas turmas de formandos da ESAV, UREMG, UFV e de outras instituições e acumula diplomas e medalhas:  Medalha de Honra da Inconfidência; de Honra da Sociedade Mineira de Engenheiros-Agrônomos; Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon; Serviço Relevante prestado ao CREA – 4a Região; Reconhecimento da Sociedade Brasileira de Economistas Rurais; do Mérito Santos Dumont; Mérito Florestal; da Associação dos Professores da Universidade Federal de Viçosa; da Ordem do Mérito do Ex-Aluno da Universidade Federal de Viçosa; de Honra ao Mérito, conferidos pela Federação dos Engenheiros do Brasil; do Mérito Legislativo, conferidos pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais; Placa de Homenagem conferida pela Sociedade Brasileira de Economistas Rurais; Medalha Bello Lisbôa, conferida pela Universidade Federal de Viçosa; Comenda Antônio Secundino de São José; Medalha conferida pela Central de Experimentação e Pesquisa do Triângulo Mineiro (CEPET); Diploma de Membro Fundador do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; Comenda do Mérito Arthur da Silva Bernardes, conferida pela Associação Comercial e Industrial de Viçosa.

Como reitor da UFV, suas obras mais importantes: edifícios dos Departamentos de Economia Rural, Tecnologia de Alimentos, Engenharia Florestal; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Serviço de Abastecimento de Água, Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (CEPET), Centro Social – Refeitório; Biblioteca Central, Praça de Esportes, com o Ginásio coberto, alojamentos masculino e feminino,  Laboratório de Tecnologia da Madeira; Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Sementes Hortícolas e Banco de Germoplasma; ampliação da Usina da Casquinha, instalações da suinocultura, avicultura e estábulo para confinamento; novas estufas; bateria de silos; abrigo para máquinas e elaboração do primeiro Plano Diretor de Expansão da UFV.

Aos 94 anos, completando 70 anos de sua formatura em engenharia agronômica, ao lado de sua esposa Maria da Conceição (Zelita) Faria Magalhães, dos filhos Lidson,  Gilson, Edna Maria,  noras, netos e bisnetos, comemora, vitorioso, a longevidade que o Senhor lhe vem permitindo.

 

Gilson Faria Potsch Magalhães,
Janeiro, 2008

Edson Potsch