Natural de Conceição do Castelo-ES, o professor Erly Brandão forma-se no curso Superior de Perito Contador no Instituto Grambery, em Juiz de Fora. Faz mestrado pela Universidade de Cornell (EUA) e doutora-se em Administração Rural pela UREMG.
Foi instrutor, professor Assistente, Adjunto e Catedrático da antiga Escola Superior de Agricultura de Minas Gerais, hoje Universidade Federal de Viçosa, onde trabalha de 16/3/1935 a 12/3/1973. Ele também foi professor do Centro Latino-Americano de Crédito Agrícola do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas, da OEA, e professor de Economia Agrícola do Curso de Pós-Graduação da Escola Nacional de Agricultura do México, além de ter sido reitor da UFV, no período de 1971 a 1973, e recebeu o título de Cidadão Honorário de Viçosa.
Erly Brandão exerceu também a direção do Instituto de Economia Rural da ESA-UREMG; foi co-diretor do ETA – Projeto 55 (Convênio Purdue-UREMG), pesquisador do Serviço de Experimentação e Pesquisas, assessor da Comissão Nacional da Pecuária Leiteira, especialista da Divisão de Análises de Projetos Sociais do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e sócio fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Economistas Rurais (SOBER); publicou dezenas de artigos científicos; e participou de inúmeros congressos, conferências, seminários, reuniões técnicas em diferentes estados brasileiros e cerca de 20 países.
Falece em 22.8.1996, na cidade de Bethesda, Maryland (EUA).
Fonte: José Marcondes Borges/Arquivos |
|