Nascido em 25 de junho de 1928, em Viçosa, MG, forma-se, em 1951, engenheiro-agrônomo, pela UREMG, atual Universidade Federal de Viçosa, UFV, obtendo o grau de “Magister Agriculturae”, pelo Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas de Turrialba, Costa Rica, em 1953. Em janeiro de 1955, é contratado pela Universidade como regente da cátedra de Fitopatologia. Professor assistente, catedrático, por concurso público de títulos e provas, e titular, por mérito. Diretor da ESA e da UREMG, por dois períodos, de 1964 a 1969, e vice-reitor; reitor da UFV, de 31.8.1984 a 30.8.1988.
Distinguido, honorificamente, pela Sociedade Mineira de Engenheiros-Agrônomos; pelo Diário de Minas; pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia; pela Sociedade Brasileira de Olericultura; pelo Conselho da Federação da Agricultura; e outros. Traz também em sua bagagem várias consultoria técnicas para a FAO, Capes, CNPq, IICA (Equador, China, Brasil, Guatemala, Venezuela, Costa Rica, Honduras e México). Presidente do Rotary Clube de Viçosa, da Sociedade de Fitopatologia e da Associação dos Ex-Alunos. Executor de 23 convênios celebrados com entidades como Capes, IBC, Cibrazem, BNDE, Contap-III, Junac, IICA-Pronecafé, DNOCS e Finep, originando realizações altamente benéficas e necessárias à UFV e ao País.
Casa-se em Viçosa com Dulce Ganns, tendo os filhos Virgínia, Cristina, Heloísa, Paulo, Geraldo e Vítor.
Em seu currículo profissional, constam vários cargos e funções administrativas, durante 24 dos 39 anos trabalhados na Universidade Federal de Viçosa, pela qual se aposenta, em maio de 1994. Possui um espírito de justiça elevado. É honesto, sério, competente e confiável. Rejeita bajuladores e não dá ouvido a conversas infundadas. Fala pouco, ouve o necessário e age sempre.
Extraído de:
Seu nome está na rua.
Conheça a história de nomes de ruas de Viçosa
Idealizado e Organizado por Maria Aparecida da Silva Simões
Presidente da Academia de Letras de Viçosa.
http://www.tdnet.com.br/Vicosa/Fami.htm
|
|