José Serafim da Silva
José Seraphim
|
José Serafim da Silva nasce em 2 de julho de 1904, em Guarani, MG, filho de José Serafim da Silva e de Emerenciana Maria de Jesus. Ainda criança, muda-se para Coimbra, MG e, tempos depois, para Viçosa, atraído pela possibilidade de trabalho.
Casado com Francisca Simonini da Silva filha, por parte de mãe, de uma das famílias pioneiras de Viçosa e, por parte de pai, de imigrante italiano.
O casal teve quatro filhos: José Maria Claret, Wilson Marcelo, Francisco Simonini e Márcio Antônio. Além dos quatro filhos, o casal deixou como descendentes 11 netos e dois bisnetos.
José Serafim da Silva caminhou muito pouco na vida, mas veio de muito longe. Infância e juventude difíceis, em Guarani e Coimbra, órfão de pai analfabeto e mãe, também analfabeta, trabalhadora rural.
Ao escolher Viçosa como sua terceira terra natal, trabalha como operário nas obras de construção da Escola Superior de Agricultura e Veterinária - ESAV. Durante as obras de construção da Escola e em seus primórdios, aprendeu e exerceu as profissões de pedreiro, eletricista, encanador, carpinteiro e auxiliar de laboratório de Química e, ainda. operador de cinema (Brasil/Odeon), durante muito tempo. Músico, clarinetista da Banda da ESAV, desde sua criação, em 1923. Também se destaca como jogador de futebol do Operário Futebol Clube (ESAV/UREMG).
Serafim, como era mais conhecido na comunidade, conseguiu estudar, já casado e trabalhando, numa época em que era quase impossível conciliar tal situação. Estuda e consegue, a duras penas, formar-se Técnico Agrícola. Deste modo, ele se encontra entre os 15 alunos da primeira aula ministrada na ESAV e, por esta razão, é considerado pela Instituição como “aluno fundador”.
Trabalha na Instituição por 41 anos. Falece no dia 18.05.1967, aos 63 anos, em Belo Horizonte, MG.
Francisco Simonini da Silva
Julho de 2008
|
|