Nasce em Pedra do Anta, onde faz o curso primário na Fazenda “Cachoeira da Laje”, de seu pai. Forma-se normalista pela Escola Normal Nossa Senhora do Carmo e integra a primeira turma de Administração do Lar (1952), pela Escola Superior de Ciências Domésticas da Universidade Rural do Estado de ·Minas Gerais (UREMG), atual Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde também bacharela-se em Ciências Domésticas em 1960.
Em 1964, freqüenta os cursos de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria Literária, Estética, Lingüística, Estilística, Língua Portuguesa, História Moderna, História Medieval, História Contemporânea e Geopolítica na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, durante dois semestres.
Publica apostilas, artigos em boletins, jornais locais e de outras cidades, além de crônicas quinzenais, como Vestibular na UFV - análise e comentários (1978), Lúcio Cardoso, uma presença no romance de 30, e Estereótipos na Obra de Graciliano Ramos, dentre outros.
Colabora na redação do Catálogo Analítico de Ciências Domésticas (1969) e na série de apresentações e resenhas para textos. Foi uma das primeiras professoras que contribuíram , e muito, para a criação e consolidação do Curso de Letras na UFV, onde é lotada de 1978 a 1989, quando se aposenta como professora adjunta IV.
Extraído do Jornal Folha da Mata
22.08.2008 |
|