Natural de Santa Teresa, Espírito Santo, Moacyr Maestri forma-se em Agronomia em 1948, pela UREMG. Após trabalhar por três anos em seu estado natal, retorna à Instituição a convite do professor Paulo Alvim. Conclui o mestrado em 1957 e o Ph.D. em 1967, ambos na Universidade de Davis, Califórnia – EUA.
Após o treinamento envida esforços na criação do primeiro curso de mestrado em Fisiologia Vegetal no Brasil, iniciado em 1969, no qual por muitos anos leciona. A esse curso, a Capes tem sempre atribuído conceito A. Posteriormente, empenha-se na criação do primeiro doutorado em Fisiologia Vegetal no País, o que se concretiza em 1988.
Na UFV, o professor Maestri trabalha de fevereiro de 1950 a janeiro de 1995, com presença constante na docência e orientação de estudantes de graduação e pós-graduação. Suas atividades de pesquisas têm sido traduzidas em publicações de conceituados periódicos científicos, mantendo a condição de pesquisador nível 1A do CNPq por vários anos.
Após sua aposentadoria, por unanimidade, o Colegiado de seu departamento aprova convite para que ele continue participando das atividades docentes, oportunidade em que o homenageia pelos relevantes serviços prestados ao DBV e à UFV, bem como pela imensurável contribuição ao ensino da Botânica, em especial da Fisiologia Vegetal, no DBV, na UFV e no Brasil.
UFV Informa, 31.5.1995 |
|